Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Olimpíadas 2012: Empresas privadas de segurança

Na parte da tarde fomos recebidos no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, onde tivemos duas palestras com empresas de segurança privada que serão responsáveis pela segurança dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Por questões de segurança, todos os integrantes da delegação tiveram que deixar seus celulares, máquinas fotográficas e laptops na recepção do Ministério.
As empresas KPMG e G4S foram responsáveis pelo plano operacional de segurança dos jogos, inclusive auxiliando na definição do número, perfil, treinamento e posto e graduações dos policiais que atuarão diretamente nos jogos olímpicos. Entre os clientes destas empresas estão a FIFA e a UEFA.
Para os Jogos Olímpicos a estrutura da G4S prevê:
- 10.000 pessoas nas instalações esportivas e de recepção de atletas;
- 23.700 trabalhadores no total do evento;
- mais de 16.000 pessoas já treinadas;
- cães para busca de explosivos e drogas;
- equipamentos de busca pessoal e de veículos.

A empresa KPMG já está presente no Brasil, com escritórios em 14 cidades, sendo 10 em cidades sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo Porto Alegre. O caderno de serviços apresentados ao Comitê Organizador Local - COL -tem a seguinte capa:
"De Londres para o Brasil
Partindo da experiência obtida para entregar a Copa do Mundo FIFA 2014 com segurança"

Embora em português "safe" e "secure" tenham o mesmo significado: seguro, segurança. Em inglês elas são utilizadas com significado distinto. "Safe" é utilizado para a segurança produzida pela segurança privada (Stewards) e "secure" para a segurança pública (policiais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário