Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Chegando em Londres

Depois de aproximadamente 15 horas de viagem, com uma escala em Lisboa, cheguei em Londres às 16 horas de ontem, domingo. Não tive problemas na imigração, pois os documentos que eu portava informando sobre a visita técnica, bem como os contatos com os Oficiais de ligação da Polícia Metropolitana de Londres facilitaram minha entrada no Reino Unido. A entrevista com o Oficial de fronteira durou menos de três minutos.
Após passar a imigração, porém, enfrentei um grande problema de ordem pessoal. A companhia aérea extraviou minha bagagem. Em resumo, eu estava apenas com a roupa do corpo, pois na bagagem de mão não se pode levar muita coisa. Preenchi um formulário padrão de reclamação e me disseram no balcão da empresa que em até três dias a situação deveria ser resolvida e minha mala localizada. A entrega seria realizada no hotel, caso fosse encontra até quinta-feira, dia do meu retorno, ou então seria devolvida em meu endereço no Brasil.
Bom, passado o primeiro impacto, me dirigi ao hotel e já no deslocamento comecei a comparar o sistema de transporte de Londres com o de Porto Alegre. Para se deslocar do aeroporto internacional de Heathrow ao centro de Londres, aproximadamente 25 km, o turista tem quatro opções de transporte: Metrô, trem, ônibus ou táxi. Tudo isso sem sair do complexo do aeroporto. Os preços são variados, desde o mais caro, no caso o táxi (50 libras= 150 reais), ao mais barato que é o ônibus (6 libras=18 reais). Existe uma rodoviária dentro complexo do aeroporto, conforme podemos ver na foto abaixo.
O deslocamento leva cerca de 40 minutos à uma hora dependendo do horário de pico de veículos, os quais são os mesmos horários do Brasil.
Em uma das palestras que tivemos hoje foi abordada a questão do sistema de transporte público, o qual é uma das preocupações dos organizadores dos olimpíadas, pois mesmo bem organizado e com várias opções, o sistema atualmente opera quase com sua capacidade máxima nos horários de pico. Por esta razão o governo está incentivando tanto empresas públicas quanto privadas a colocarem o máximo possível de empregados em férias no período dos jogos olímpicos para que estas vagas nos meios de transporte sejam preenchidas pelos turistas.
Também foi salientado que estas Olimpíadas em Londres serão as "Olimpíadas do Transporte Público", pois, por questão de segurança, não será permitido o estacionamento de qualquer veículo particular ou ônibus de turismo em um raio de aproximadamente 5 km do Parque Olímpico.
Bom, antes de terminar este texto não podia deixar de falar da minha bagagem: por causa do extravio da minha mala tive que ir aos eventos com a mesma roupa que viajei, uma roupa informal (calça jeans, tênis, blusa de lã e um casaco de abrigo) não adequada ao padrão do evento, mas todos compreenderam os meus motivos (foto abaixo). Felizmente a mala foi encontrada e entregue no hotel hoje após o meio dia.

Amanhã com certeza estarei fardado e bem identificado com as cores da Brigada Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário