Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Scotland Yard: Visita ao Centro de Comando e Controle

No segundo dia de visita à Polícia Metropolitana de Londres a delegação brasileira visitou o Centro de Comando e Controle de Lambeth, o qual é responsável pela região central da cidade. Existem outros dois centros semelhantes, sendo um responsável pela região sul e outro pela região norte de Londres.

O Centro de Comando e Controle funciona como o nosso serviço do telefone de emergência 190. Em uma sala específica fica o serviço que é denominado “first Contact”, ou seja, o policial que conversa com o cidadão que busca o apoio em caso de ocorrência. Neste local existem 64 posições de telefone. O tempo máximo padrão de espera para atendimento do telefone é de 10 segundos.
Constatada a necessidade de envio de uma guarnição policial, esta demanda é enviada via sistema para a sala de despacho de viaturas, localizada em outro andar do prédio. Nesta sala existem 30 posições de telefone, nas quais os policiais entram em contato direto com as viaturas. A mesa em que fica o policial possui um monitor que acessa as câmeras de monitoramento da área da ocorrência e passa para a viatura as primeiras impressões do local do delito. São cerca de 12.500 câmeras de segurança espalhadas pela região metropolitana de Londres, sendo que parte destas câmeras pertence às companhias de trens e metrô, outras à companhia de trânsito, outras a CCTV, bem como os policiais tem acesso a todas as câmeras de monitoramento privadas que estejam em locais públicos, como por exemplo estádios de futebol
(Chesea, Arsenal, etc...) e Shoppings centers.

O Centro de Comando e Controle de Operações Especiais, o qual é responsável a nível nacional pelo gerenciamento de crises, tais como atentados terroristas, também está localizado neste prédio. Esta é uma das maiores salas de controle do mundo. Possui 156 posições de trabalho, as quais são ocupadas por policiais, bombeiros, pessoal da área médica e militares.

Outra visita realizada hoje foi à sede Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres, onde está localizada a sala de Comando e Controle específica para a coordenação nacional dos Jogos Olímpicos. Neste espaço estão congregados 18 agências, policiais ou não, sob o comando da Scotland Yard. Este trabalho multiagência é facilitado pela integração entre os sistemas de informações destas agências.

Por fim, fomos recebidos pelo Chefe de Polícia de Londres, Comissário Robert Broadhurst (foto abaixo) o qual explanou sobre o papel da polícia metropolitana nos período dos jogos.
O Comissário Broadhurst destacou que a segurança nas áreas internas do parque está a cargo de seguranças privados. Disse que embora isso possa transparecer que a polícia terá função secundária, é exatamente o contrário.
Serão cerca de 1600 eventos no período que antecede aos jogos, bem como no período dos jogos olímpicos e paraolímpicos.
Serão 477 eventos considerados de interesse, dentre os quais shows das cantoras Madonna e Lady Gaga. Serão 47 casas olímpicas espalhadas por Londres, dentre as quais a Brazilian House, destinadas a receber público VIP de cada país, personalidades, políticos e atletas. Além disso, serão instalados 32 telões de alta definição nos bairros e área central para que a população local e turistas possam assistir aos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário