Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Atividades do primeiro dia

No dia de hoje, segunda-feira, a comitiva brasileira foi recebida na sede da Associação dos Chefes de Polícia da Inglaterra, uma entidade não governamental que congrega todos os chefes das 43 diferentes polícias existentes no Reino Unido, e que faz parte do comitê organizador das Olimpíadas.
Tivemos três palestras neste local (foto abaixo), sendo a primeira com a senhora Becky Wise, vice-diretora da Diretoria de Segurança dos Jogos Olímpicos, a qual explanou sobre alguns dados estatísticos sobre os jogos, tais como: atletas de 204 países, segurança deve ser forte mas ao mesmo tempo discreta, 150 Chefes de Estado participarão da cerimônia de abertura, o evento é do país e não somente de Londres, pois ocorrerão jogos em outras cidades (competições de vela e futebol), 25.000 policiais atuarão diretamente no evento, 23.000 guardas de segurança (segurança privada). Neste último ponto foi ressaltado que as ações de segurança (revistas e identificação de pessoas) dentro do Parque Olímpico serão realizadas pela segurança privada. A polícia estará presente, mas somente intervirá e assumirá o controle da situação em caso de perturbação da ordem pública. A previsão é de que cerca de 350 mil pessoas circulem diariamente dentro do Parque Olímpico.

Já a palestra do senhor Pat Shiel, Gerente de programas e Coordenador de equipes dos Jogos Olímpicos destacou o planejamento da segurança dos jogos, os métodos de avaliação de risco de cada instalação, as ameaças externas, as quais incluem até a previsão metereológica e risco de inundações. Disse que a operação de segurança dos jogos olímpicos é a maior ação de logística do Reino Unido após a segunda Guerra Mundial. O programa de segurança iniciou com 5 objetivos básicos: Proteção de instalações, Preparação do efetivo, Identificação e interrupção de ameaças, Prevenção e, por fim, relações internacionais (buscar o conhecimento com quem já realizou os jogos). Destes objetivos derivaram 27 diferentes projetos.
Na parte da tarde visitamos o Parque Olímpico e tivemos uma palestra com o senhor Gary Lewis, Policial da Polícia Metropolitana de Londres que é o Coordenador Geral de Segurança do Parque Olímpico. Ele falou das peculiaridades do parque, tais como sua extensão de 2,5km x 1,5 km, totalmente cercado com uma cerca de 3 metros de altura, eletrificada, com câmeras de segurança, com um total de 7,5 km de extensão.
O senhor Lewis disse que cerca de 70.000 voluntários estarão envolvidos nos trabalhos na área das competições, nos diversos turnos de serviço. A estes juntam-se militares, policiais e os chamados Stwarts (seguranças privados).

Ao final, o grupo fez uma visita guiada ao Parque Olímpico, onde podemos constatar que faltando 144 dias para a abertura dos jogos, algumas benfeitorias ainda estão em fase de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário